TE LIGA! O BLOG DOS TELEJORNALISTAS
DICAS - ANÁLISES - ATUALIDADES - CAUSOS - PERFIS
RICARDO AZEREDO - O repórter e a sublime missão de informar e formar
Reportagem em TV foi a minha vida por cerca de 30 anos. Também trabalhei em rádio, apresentei telejornais, editei jornais impressos, dirigi assessorias de imprensa, produzi videos institucionais e uma série de outras atividades ligadas à comunicação, da linha de frente nas ruas à gestão.
Mas a reportagem em telejornalismo sempre foi meu ambiente natural.
Comecei na TV Guaiba (hoje Record) em 1985. Trabalhei também na TV Pampa (onde fui correspondente da finada Rede Manchete), no SBT e na Band, onde conduzi um programa de reportagens especiais antes de assumir a gerência de telejornalismo.
Mas meu molde profissional foi forjado na RBSTV, onde trabalhei por 15 anos, a maior parte como integrante do Núcleo Rede Globo. Além de atender aos telejornais da rede, especialmente o Jornal Nacional, produzi matérias para o Globo Repórter e para o Fantástico.
Tive a felicidade de conquistar ao longo da carreira 30 prêmios de jornalismo, incluindo o prêmio internacional Rey de Espanha.
Sempre tive um gosto especial pela tarefa de ensinar o que aprendi, contribuindo para a formação de futuros jornalistas e até mesmo ajudando a calibrar as habilidades de colegas já colocados no mercado.
Como professor de telejornalismo, radiojornalismo e projetos especiais na Faculdade de Comunicação da Ulbra, pude me dedicar com obstinação a essa missão. Uma das coisas que hoje mais me fazem feliz é ver ex-alunos brilhando nas TVs, rádios, jornais e na web.
O "Te Liga!" nasceu desta vontade irresistível e sublime de transmitir todo o conhecimento e as vivências que acumulei ao longo da minha trajetória profissional.
O blog não tem a pretensão de ser uma enciclopédia definitiva sobre a arte do telejornalismo, até porque traz consigo a essência do meu pensar sobre esta atividade.
Mas certamente contribuirá com muita coisa boa para quem se dedica a fazer telejornalismo com fé na profissão e na humanidade.